Serie "Falando a Real" provoca risos e emoção a partir das peripécias de um psicólogo nada convencional

04 de Abril de 2023 by Milton Figueiredo
Séries
Serie "Falando a Real" provoca risos e emoção a partir das peripécias de um psicólogo nada convencional

Recentemente, estreou no Apple TV+ a série “Falando a Real”, que explora o universo da psicologia, a partir de um mix de drama e humor sarcástico. Nela, acompanhamos a vida de Jimmy (Jason Segel), um psicólogo que lida com o luto da morte repentina da esposa e começa a quebrar regras para promover grandes mudanças na vida dos seus pacientes, com boa dose de humor e muito tumulto, claro.

A série emociona e diverte o público ao mesmo tempo e traz grandes atuações do trio Seagal, Ford e Williams, que encarnam os terapeutas  da trama. “O mais bacana é que o personagem central rompe paradigmas, assistindo a seus pacientes para além das paredes do consultório. A metodologia dele é bem alinhada com o dia a dia do acompanhante terapêutico, que acontece no contexto da vida do paciente”, avalia Filipe Colombini, psicólogo e CEO da Equipe AT.

Em tempo: conhecido como AT, o acompanhamento terapêutico é uma modalidade de psicoterapia onde as intervenções clínicas e atendimento pelo psicólogo acontecem fora do ambiente do consultório. A prática, que surgiu na Argentina na década de 70, vem ganhando os holofotes, conforme conta Colombini. “Os atendimentos podem ocorrer em diversos locais, como escolas, parques, shoppings e residências, tudo a depender dos objetivos traçados junto com o paciente”, explica o especialista.

Na série “Falando a Real”, os benefícios de atuar no ambiente natural do paciente vêm à tona com maestria. “Um dos casos mais interessantes é o de Sean, ex militar que vivencia um estado de estresse pós traumático e passa por uma intervenção na qual o terapeuta tem intenso contato com o dia a dia dele”, diz o especialista. “A série mostra ainda um paciente que marca um jantar para conhecer pessoalmente uma pretendente e, nessa ocasião, o psicólogo Jimmy acaba observando de uma maneira nada habitual como ele se comporta em situações sociais”, completa.

Acima de tudo, “Falando a Real” é sobre estabelecer sólidas conexões humanas e ver os pacientes melhorarem por meio dos olhos e não somente por meio de relatos, da mesma forma como ocorre na terapia pelo método de AT. “E a série mostra tudo isso com leveza, humor e assertividade”, conclui o especialista.

No entanto, ao longo dos episódios, há alguns limites éticos importantes “rompidos” por Jimmy, como, por exemplo, levar o paciente para morar em sua casa; bisbilhotar o jantar do paciente sem ter combinado e explicado o trabalho, entre outras situações delicadas. “Mas o que vale é destacar alguns recortes importantes da atuação do psicólogo no ambiente natural de cada indivíduo, que podem ser utilizados pelo profissional de maneira mais cuidadosa e conectada com as demandas de seus pacientes”, destaca Colombini. “Em resumo, sair do consultório pode e deve ser uma estratégia a ser considerada!”, conclui.

Serviço:

“Falando a Real” - 1a. temporada (10 episódios)

Gênero: Comédia dramática

Direção: James Ponsoldt

Elenco: Jason Segel, Harrison Ford, Lukita Maxwell, Jessica Williams, Christa Miller.

Lançamento: 2023

Onde assistir: Apple TV+

Mais sobre Filipe Colombini: psicólogo, fundador e CEO da Equipe AT, empresa com foco em Acompanhamento Terapêutico (AT) e atendimento fora do consultório, que atua em São Paulo (SP) desde 2012. Especialista em orientação parental e atendimento de crianças, jovens e adultos. Especialista em Clínica Analítico-Comportamental. Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Professor do Curso de Acompanhamento Terapêutico do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas – Instituto de Psiquiatria Hospital das Clínicas (GREA-IPq-HCFMUSP). Professor e Coordenador acadêmico do Aprimoramento em AT da Equipe AT. Formação em Psicoterapia Baseada em Evidências, Acompanhamento Terapêutico, Terapia Infantil, Desenvolvimento Atípico e Abuso de Substâncias.

Publicidade
Tags
Os Independentes Rodeio A Grande Conquista A Paixão de Cristo ACIB Acqua Titãs Arraial da Alegria Arte Artigos Astrologia AVCC Barretos Motorcycles BBB Carnaval CBH-BPG Centerplex Cinemas Cidade de Maria Cidades Cinema Clientes Comitê Baixo Pardo/Grande Comitê do Baixo Pardo/Grande Comportamento Concurso de Beleza Cultura Dengue Disney Diversidade Economia Educação Educação Ambiental Empreendedorismo Emprego Esporte Estética Fake News Festa do Peão de Barretos Game Garota Motorcycles Gastronomia Globoplay Harry Potter Hospital de Amor Inclusão Insane Sound Insane Sound Barretos Inteligência Artificial Intolerância à lactose Kids Laer Lazer LGBTQIA+ Literatura Lula Meio Ambiente Minuto Barretos Miss Miss Rodeio Brasil Mister Mister Earth Brazil Mister Earth International Mister Eco Brazil Mister Eco São Paulo Mister Rodeio Brasil Mister Terra Brasil Moda Muar do Sertão Mundo Pet Música Musica Música sertaneja Natal North Shopping Barretos NorthShopping Barretos novela Novela Novelas novelas OAB OAB Barretos Oktoberfest Barretos Olímpia OnlyFans Onlyfans Oportunidades Os Independentes Paixão de Cristo Palestra Parque do P~eao Parque do Peão Parque do Peao Páscoa Patati Patatá Pet PET Plantar Água Plus Size Podcast Política Prefeitura de Barretos Prefeitura de Bebedouro Prefeitura de Colômbia Prime Video Privacy Projeto Super Conscientes Publieditorial PUblieditorial Queima do Alho Rainha do Rodeio Rainha Os Independentes Rancho do Peãozinho Reality Show Reality show Relacionamento Reliartes Religião Resenha na Rádio Ribeirão Preto Rodeio SAAE Barretos Samba Barretos Saúde Sáude Saude SENAC Senac Série Séries Sex Shop Sexo Solidariedade Super Conscientes Sustentabilidade Tecnologia Thalia Troféu Mulher Turismo Turismo Religioso Turma do Peãozinho TV TV Câmara TV Globo UNIFEB Veganismo Xuxa